Por que Reparatoris?


Logo Reparatoris PNGReparatoris
vem do latim e significa “reparadores”, o que faz alusão ao nosso carisma dehoniano de “amor e reparação”. A reparação no dicionário comum significa consertar aquilo que está quebrado, podemos dizer que é, também, tornar o velho em algo novo ou colocar remendar, costurar para que algo que estava desfacelado se torne “um” novamente, sem buracos ou repartições, ou seja, tornar algo completo. Também, em nossa espiritualidade esse termo expressa exatamente isso. Restaurar o reino de Deus no meio da sociedade. “Para que todos sejam um” (Jo 17,21)

Por reparação podemos entender de duas formas: a primeira significa reparar o mal que está presente na sociedade, comprometendo-se com o pecado do mundo; amando os homens, especialmente, os menos amados; solidariedade com os problemas dos homens; empreendimento na busca da cura dos corações humanos; compromisso com a justiça e a paz; compromisso com os marginalizados e famintos; compromisso com os jovens; compromisso com o problema da mulher e da família no mundo de hoje, compromisso para destruir todas as estruturas do pecado e implantar o Reino do Coração de Jesus. “Eis que venho fazer a vossa vontade, Senhor”. (Sl 39 [40]; Hb 10,4-10)

Outro sentido de reparação seria o propagado por Santa Margarida Maria que seria entendido como “consolar” Jesus, por todo o sofrimento sentido pelo ser humano. Isso, porque, o pecado causa sofrimento ao Amor incriado, por isso é necessário restaurar o pecado colocando no lugar gestos de amor. Na prática o gesto reparador se concretiza com a prática dos exercícios, recomendados especialmente por Margarida Maria: missa e comunhão reparadoras, santificação das primeiras sextas-feiras do mês, Hora Santa às quintas-feiras, adoração ao Sagrado Coração de Jesus no Santíssimo Sacramento. “Do seu lado aberto pela lança, jorrou sangue e água” (Jo 19,34).


O intuito desse blog se concentra, justamente, nesses dois sentidos queremos “Restaurar a imagem de Deus no ser humano”. Ajudando todos nós, seres humanos, a enxergarmos os problemas existentes dentro de nós e na sociedade, tentando encontrar soluções para as os questionamentos e os problemas atuais que nos levam ao pecado. A isso, chamamos de “reparação dos corações”. Ainda, queremos proporcionar artigos que possam ajudar em nossa formação católica, a fim de termos consciência racional – em não apenas intuitiva – da fé que professamos.

Anúncios

Obrigado pelo comentário. Que o Coração de Cristo lhe guarde!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: