“Oh bendita árvore da Cruz ” – Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

Renato Toledo/ Reparatoris

Evangelho

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!” 36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” 38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”. 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!” 40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. 43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

20100405140648_inri 900Acima dele havia um letreiro: ‘Este é o Rei dos Judeus’”. Com estas palavras, queridos irmãos, Jesus foi suspenso na Cruz. O que outrora era sinal de escândalo e castigo mais duro para os malfeitores, agora é sinal de salvação, é a chave que abre as portas do Paraíso.

Irmãos, nos dois momentos deste evangelho vemos Jesus receber dois títulos: Cristo e Rei. “Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”; “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”; “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”; “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. Aqueles homens zombavam de Jesus, porém mal sabia que de fato falavam a verdade: Jesus é o Cristo, Rei do Universo. Ele, o Messias, é aquele que veio trazer a boa nova, que veio inaugurar o seu Reino. Todo reino tem por cabeça um rei e Jesus é o Rei do céu e da terra que deitado sobre seu trono, a sagrada Cruz, nos garantiu a vida eterna.

A que preço Jesus pagou por nossa Salvação? Perseguido, traído, humilhado, blasfemado, flagelado, coroado de espinhos, crucificado e até o último instante zombado e caçoado. Até o fim Ele experimentou o amargo vinagre dos pecados da humanidade. Mas o Cristo Rei não foi derrotado, antes mesmo de sua morte na cruz, presenciou um coração convertido por este grandioso resgate: o coração do bom ladrão.

“Jesus lhe respondeu: ‘Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso’”. Creio eu que este homem arrependido é o santo que fez a maior experiência da esperança de todos os tempos. Como deve ter ficado seu coração após estas palavras de Jesus? Ali mesmo com sua própria cruz, ele olhava a Cruz de Jesus e tinha fé, tão profunda como a ferida aberta no peito de Jesus. Ali mesmo ele teve seu coração abrasado de um profundo amor pelo Senhor ao dizer: “mas ele não fez nada de mal”. Estas são palavras de alguém que ama profundamente e não suporta ver seu amado envolto a tantas dores.

Esperança, fé e amor. Eis as virtudes mais sublimes de um cristão! Onde a encontramos? Em um pecador, ladrão, que encontrou Jesus e se arrependeu. Eis a lógica do Evangelho, que para o mundo não tem lógica nenhuma.

Amados irmãos, voltemos nossos corações para esta belíssima cena do evangelho do último domingo do Tempo Comum, o dia de Cristo Rei do Universo. Com Ele aprendamos a ter um coração arrependido e abrasado pela viva chama do amor. Com Ele iniciamos um santo Advento e uma profunda espera pelo Menino Jesus que vem em seu Natal. Aprendamos, enfim, a olhar para o próximo, pecador como nós, com mais misericórdia, compreendendo que ele, assim como eu, necessita de conversão e por isso não posso condená-lo ou lhe virar as costas, simplesmente por causa de minhas carências que não aceitam seus defeitos.

Obrigado pelo comentário. Que o Coração de Cristo lhe guarde!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: