Padre formado no INSTITUTO DO BOM PASTOR divide seu tempo entre o SURF e o ALTAR

C.L./ Religión en Libertad

6a00d83451619c69e2019affc25474970dA história sacerdotal de René-Sébastien Fournié começou como seminarista na Irmandade de São Pio X, logo na Fraternidade de São Pedro, e finalmente ordenou-se sacerdote em 2007, no Instituto do Bom Pastor, uma das comunidades do entorno Ecclesia Dei e acolhidas a partir do motu próprio Summorum Pontificum de Bento XVI que liberalizou a missa tradicional para todo o clero.

Após alguns anos em Roma, o padre Fournié deixou o Instituto Bom Pastor em 2011 e foi acolhido na diocese de Bayona, cujo titular, Marc Aillet, figura entre os mais combatentes do episcopado francês contra a lei que considera matrimônio a união entre pessoas do mesmo sexo.

UM POLIESPORTISTA ITINERANTE…

 

Monsenhor Aillet olhou o currículo do seu novo sacerdote e encontrou um autêntico poliesportista, assíduo praticante de esqui, esgrima e surf. O bispo pensou imediatamente nos numerosos jovens que em todas as épocas do ano acodem à costa vasco-francesa para montar nas potentes ondas cantábricas, e pediu que o padre Fournié os evangelizasse.

Aos 39 anos de idade, o padre aceitou o desafio, ainda admitindo que é só “um principiante”: “Mas pratico esgrima desde que tinha sete anos e a posição dos pés sobre a prancha é a mesma, isso me ajudou”.

Assim, é costume vê-lo em Biarritz vestindo um traje de neoprene ao qual acrescentou um colarinho clerical, para que ninguém se engane em relação a ele: não é um “infiltrado” como Keanu Reeves em “Caçadores de Emoção”(1991), mas sim como um professor para a vida, como Gerard Butler em “Perseguindo Mavericks”(2012).

… E UM PADRE POLIVALENTE

 

img_6009Quando não está caçando ondas, compadreando e evangelizando seus camaradas, o padre René-Sébastien veste a batina e faixa e desempenha as tarefas sacerdotais mais comuns: é capelão e assistente do reitor da catedral de Bayona, professor de teologia no seminário diocesano, e juiz eclesiástico encarregado pelas nulidades matrimoniais, pois durante seus anos em Roma doutorou-se em Direito Canônico e em Teologia.

SEGUIDORES NA MISSA… E NA RUA

 

A grande questão é se o apostolado do mar que realiza dá frutos ou não. E, parece que dá e a curiosidade que sua pessoa suscita é útil para a evangelização, segundo confessava neste verão a Sud-Ouest: “O diálogo começa muito rapidamente, porque são pessoas com um profundo respeito pela natureza e pelas leis da natureza. E, da natureza se remonta ao Autor da natureza!”.

Em alguns encontrou indiferença, mas em nenhum, hostilidade. Além do mais, a batina não é uma barreira, pelo contrário. “É um sinal visível que me permite empreender conversações muito ricas com pessoas que não vão à igreja. É totalmente contrário de um obstáculo. Em Roma, onde morei seis anos, se usa cada vez mais”.

O resultado é que “vários já vieram à missa na catedral e inclusive me pediram que anunciasse”. Além disso, dez surfistas estiveram com ele durante as manifestações contra a lei Taubira (que estende o matrimônio a pessoas do mesmo sexo), tanto em Bayona como em Paris.

Continua tentando que alguns dos seus companheiros se convertam à fé ou a intensifiquem se estiver adormecida, tudo aponta que o padre Fournié continuará buscando essa Grande Onda com a qual sonham os surfistas. Quem estiver com ele nesse dia tem assegurada, ao menos, uma benção antes de enfrentá-la.

Tradução do Espanhol: Reparatoris

Obrigado pelo comentário. Que o Coração de Cristo lhe guarde!